As duas palavras de ouro que mudarão o Brasil para sempre

Você está procurando pelo grande motivo para protestar? Leia isso.

Você sabe por que essas manifestações são diferentes de todas que o Brasil já teve?

Diferente das diretas Já, diferente das do Impeachment do Collor e tantas outras?

Prefeitos, governadores, deputados e vereadores, presidente, todos estão confusos, por que? Porque pela primeira vez eles não tem a desculpa de apontar o dedo para os seus oponentes e sair por cima. Pela primeira vez eles estão sendo obrigados a aceitar a responsabilidade pelo que fazem, sem exceção.

Manifestantes queimam bandeiras de qualquer partido, PSDB, PT, PSTU, PMDB e PQP. Hostilizam a grande imprensa. Você acha que é por qualquer motivo? Não.

A revolta é do preto e do branco. Não do vermelho, não do azul. Não é da direita, não é da esquerda, não é do PT, não é do PSDB, não do anti-PT nem do anti-PSDB. Essa revolução é de todo mundo e ninguém vai nos envenenar com isso, não, não mais uma vez obrigado.

Você deve saber que políticos aprovam leis e agem por benefício próprio, não desde agora, mas desde sempre. Desde que o Brasil existe. A única coisa que acontece é a troca de poder.

E mesmo que no Brasil algum político bem intencionado exista, é praticamente impossível de ele conseguir fazer algo. É o sistema. É a escritura. Ela foi preparada para evitar que inclusive eventuais politicos bem-intencionados consigam mudar.

Faça uma analogia: Um computador, para rodar o seu programa devidamente, precisa ter seu sistema em dia. Você pode ter o melhor programa do universo mas se o sistema operacional estiver falho, corrompido, o programa não vai rodar ou vai rodar precariamente. Então não adianta você votar no que você acha ser o melhor programa (politico) disponível, se ele vai chegar lá no sistema e falhar completamente, você vai se irritar com o computador (Brasil) e com o programa. E pra variar, tem os programas ruins, os vírus (corruptos).

Passados dias de grandes protestos, depois desse grande divórcio da política, algumas pessoas já começam a aparecer tentando desesperadamente politizar a questão. Uns tentam puxar sardinha para os seus ideais políticos, outros tentam culpabilizar um partido em detrimento de outro, sem sucesso. Sabe por que sem sucesso? Por que você, que está na rua protestando, já saiu da alienação. Não é burro. Você sabe que o problema do Brasil não tem partido, nunca teve, não tem realmente uma cara. O problema é inanimado, é uma escritura. É físico, é muito mais profundo. É intrincado na sociedade brasileira por centenas de anos. Muito antes dos partidos que hoje pairam aqui.

A única maneira de mudar a escritura, o sistema, é fazer a população entender isso e reivindicar que o sistema seja reescrito de acordo com as necessidades reais da sociedade, e não em prol de poucos.

Mas como você pode mudar o Brasil pra sempre? Estamos no apogeu, porém, como vamos mudar? Pelo que estamos protestando? Qual motivo, qual o propósito? Bom – você vai pensar – é por reforma política, segurança, fim da impunidade, transporte coletivo, educação, saúde, essa lista não tem fim.

Mas na verdade, todo mundo está procurando uma coisa. A COISA. Ela combina tudo, reforma política, tributaria, judiciaria, social, prisional, policial, tudinho mais. Que coisa é essa? Todos estão se perguntando e não sabem responder. A imprensa, os políticos não sabem, ou tem medo de que saibam. É algo que está no nosso subconsciente, mas o que? Se pudéssemos reunir tudo isso em uma coisa só, qual seria? A nação precisa de um propósito, imagina se ganhássemos esse foco?

Que COISA é essa?

E a resposta meu amigo, é que essa coisa existe.

São duas palavras, palavras que podem mudar esse Brasil pra sempre. São duas palavras que causam calafrios em qualquer corrupto. Causam calafrios nos aristocratas, coronelistas, grileiros, desmatadores, senhores de terra, políticos bilionários. Fazem até corruptos mortos se revirarem no tumulo. Faz a grande imprensa ter calafrios e pesadelos horrorosos à noite.

Você quer saber o que é?

A Constituinte Exclusiva.

Sim, Constituinte Exclusiva.

O que é a Constituinte Exclusiva? 

Não é de se confundir com a Assembleia Constituinte com Exclusiva, apesar de parecidas.

Assembleias constituintes aconteceram apenas duas vezes na história do Brasil. Uma em 1823 logo após a Independência e outra 1987/88, após a ditadura. Ambas com várias emendas pelo caminho.

Mais do que isso, ambas foram feitas de políticos para políticos. Senhores de terra para senhores de terra. De magnatas para magnatas, monopolistas para monopolistas. Por último, o resto do Brasil.

Já a Constituinte Exclusiva, essa nunca aconteceu no Brasil. Apenas em outros países que hoje são, não estranhamente em sua maioria, desenvolvidos.

A Constituinte Exclusiva, de acordo com o Wikipédia:

“Assembleia Constituinte Exclusiva é uma representação composta por não-políticos e principalmente de professores universitários, de entendedores de política, cientistas políticos, professores de direito constitucional, etc., para representarem a Nação. Não precisaria de partidos políticos – todos poderiam concorrer. O número dos candidatos eleitos seria rigorosamente igual ao número de parlamentares que hoje representam os diversos estados.”

Se identificou? Não-político, professor, estudante, cientista, universitário, jornalista, empresário, trabalhador, operário, pai e mãe de família, tudo mais?

E mais do que tudo, a proposta é de que os constituintes são inelegíveis. Isso mesmo! Não existe a possibilidade de quem constituir se eleja, ou seja, impede-se que a constituição federal seja escrita para aristocratas e políticos.

Várias pessoas apoiam uma Constituinte Exclusiva. Porém não se deixe enganar, você vai encontrar pessoas de diversos partidos e áreas que são a favor. Não importa. A Constituinte Exclusiva não é política, e quem decide as coisas é você.

“À evidência, uma constituinte exclusiva necessitaria, como já disse em artigo para a Folha (Um Constituinte Exclusiva, 08/08/2006), que seus participantes não fossem políticos interessados em manter sua carreira pública, pois terminariam por escrever uma Constituição à sua imagem e semelhança e não,  à imagem da sociedade e do povo.

Para isto, haveria necessidade de uma grande movimentação popular para que os parlamentares fossem obrigados a elaborar uma convocação,  outorgando poderes a uma Constituinte Exclusiva , eleita pelo povo e cujos constituintes, uma vez elaborado o texto,  em prazo máximo de 2 anos, voltariam para suas casas e não se candidatariam às eleições seguintes.” IVES GANDRA SILVA MARTINS

 

A solução para o Brasil mudar para o melhor, para todo o sempre, está nessas duas palavras de ouro: Constituinte Exclusiva.

Peço que você compartilhe, pesquise, leia, discuta. Talvez vá concordar imediatamente, talvez não. Mas peço que espalhe e discuta essa opinião, participe.  Você tem com isso a chance de mudar o Brasil para sempre e ser lembrado por netos e bisnetos.

Pense.

 

Por Mauricio Nörenberg Trindade

 

Links:

http://www.conjur.com.br/2005-jul-28/constituinte_exclusiva_saida_crise

http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/por-uma-constituinte-exclusiva/7902

Deixe um comentário